Título: InuYasha
Também Conhecido Como: A Fantástica História do Período Feudal de Inuyasha
Autora: Rumiko Takahashi
Gênero: Shonen, ação, aventura, fantasia, romance
Número de episódios: 167
Emissora de TV: Nippon TV
Direção: Masashi Ikeda
Estúdio: Sunrise
Período de emissão:16 de outubro de 2000 à 13 de setembro de 2004
Enredo: A história começa em Tóquio, no Japão, com uma garota de 15 anos chamada Kagome Higurashi. Ela vive com sua mãe, seu avô e seu irmão mais novo, Sota, nas terras do santuário Shinto. Quando ela vai procurar seu gato, Buyo, no poço perto de sua casa, um monstro a puxa para o Poço Come-Ossos (骨喰いの井戸, Honekui no Ido?) e a leva consigo. Assim, ela reaparece no período Sengoku do Japão. Aparentemente, um yōkai tinha atacado uma aldeia perto do poço, com objetivo de roubar a Joia de Quatro Almas (四魂の玉, Shikon no Tama?) e matar a sacerdotisa que a protegia. Por Kagome se parecer bastante com a mulher, acaba sendo atacada por um yōkai. Desesperada, ela acaba libertando o hanyou InuYasha, que estava lacrado por uma flecha sagrada em uma árvore. Embora facilmente salve Kagome, ele se revela um problema maior. InuYasha foi selado na árvore há 50 anos pela sacerdotisa Kikyou, que era a guardiã da Joia de Quatro Almas. Ela pediu que, quando morresse, a joia fosse queimada junto a ela, para que ninguém mais pudesse abusar do seu poder. No entanto, Kagome é a reencarnação de Kikyo e traz consigo a Joia de Quatro Almas. Dessa forma, a joia acaba sendo quebrada em vários fragmentos, que se dispersaram por todo o Japão. Cada fragmento é capaz de garantir um grande poder e, por isso, acaba sendo procurado por seres humanos e yōkais. Então, InuYasha e Kagome se propõem a juntar os fragmentos da joia e evitar desastres que ela pode causar.
Ao longo da jornada, eles unem forças com Shippo, um pequeno yōkai raposa orfão; Miroku, um monge que sofre com uma poderosa maldição passada através dos seus antepassados; e Sango, uma exterminadora de youkais, que teve seu clã morto por seu irmão mais novo, Kohaku, que estava sendo controlado por Naraku. O principal adversário deles é Naraku, que fez com que Kikyou odiasse InuYasha e, posteriormente, o selasse na árvore, além de ter sido o responsável por ter matado o clã de Sango e pela maldição de Miroku. Mais tarde, eles se encontram com Sesshomaru, o irmão yōkai de InuYasha, que também deseja matar Naraku e com Kikyo, que é ressuscitada, além de Koga, que teve seus companheiros mortos pelas forças de Naraku.
Eventualmente, Naraku recolhe todos os fragmentos e obtém a Joia de Quatro Almas completa. Apesar de InuYasha e seus aliados o derrotarem, Naraku usa a força e o poder restantes e deseja que o espírito de Kagome fosse preso junto ao dele na joia. Isso faria com que Naraku sobrevivsse dentro da joia e que os dois, consequentemente, permanecessem em um conflito eterno. Porém, com InuYasha ao seu lado, Kagome deseja que a joia desaparecesse e, dessa forma, Nakaru deixa de existir. Depois disso, eles voltam as suas respectivas eras e os dois não são capazes de se ver por três anos. Nesse tempo, no período Sengoku, Sango e Miroku se casam e têm três crianças, Kohaku sai em uma jornada para se tornar um forte exterminador de youkais, Koga se casa com Ayame e Shippo passa a treinar para se tornar mais forte.
De volta ao presente, Kagome consegue seu diploma do Ensino Médio aos dezoito anos. Ao chegar em casa, ela vai em direção ao Poço Come-Ossos e nota que ele está funcionando. Com a permissão de sua mãe, Kagome retorna ao período Sengoku e se casa com InuYasha.
Desenvolvimento: Rumiko Takahashi escreveu InuYasha depois de terminar Ranma ½. Diferente dos seus trabalhos anteriores, que eram focados na comédia romântica, Takahashi queria fazer uma história mais sombria. Com o objetivo de retratar temas violentos de maneira simples, ela utilizou o Período Sengoku, pois as guerras eram comuns. Ela não fez nenhuma pesquisa para desenhar os samurais ou castelos, pois considerou que aquilo era um conhecimento universal.
Mangá: Escrito e ilustrado por Rumiko Takahashi, InuYasha foi lançado no Japão em 13 de novembro de 1996 na revista Weekly Shōnen Sunday,1 2 na qual foi finalizado em 18 de junho de 2008.3 Os capítulos foram publicados pela Shogakukan em 56 volumes tankōbon, lançados entre maio de 1997 e fevereiro de 2009.4 5 Em 2013, um capítulo "epílogo" especial foi publicado na Shōnen Sunday como parte da antologia "Heroes Come Back", composta por contos de artistas de mangá para arrecadar fundos para a recuperação das áreas atingidas pelo terromoto e tsunami de Tōhoku em 2011.6
No Brasil, o mangá foi publicado pela Editora JBC em meados de 2002 e foi finalizado em julho de 2009. É o mangá mais longo publicado até hoje no país.
Anime: A adaptação em anime de InuYasha foi produzida pela Sunrise e foi exibida pelo Animax no Japão entre 16 de outubro de 2000 e 13 de setembro de 2004. Composta por 167 episódios, também foi transmitida pela Yomiuri TV e Nippon Television.7 A Aniplex lançou os episódios do anime em uma coleção de sete volumes em DVD, lançados entre 30 de maio de 2001 e 27 de julho de 2005.8 9
A série possui seis temas de aberturas, que são: "Change the World" por V6, "I Am" por Hitomi Yaida, "Owarinai Yume" (終わりない夢?) por Nanase Aikawa, "Grip!" por Every Little Thing, "One Day, One Dream" por Tackey & Tsubasa e "Angelus" por Hitomi Shimatani. Os oito temas de encerramento são: "My Will" por Dream, "Fukai Mori" (深い森?) por Do As Infinity, "Dearest" por Ayumi Hamasaki, "Every Heart - Minna no Kimochi" (Every Heart -ミンナノキモチ-?) por BoA, "Shinjitsu no Uta" (真実の詩?) por Do As Infinity, "Itazura na Kiss" (イタズラなKISS?) por Day After Tomorrow, "Come" por Namie Amuro e "Brand New World" por V6.
No Brasil, o anime foi transmitdo pelo Cartoon Network a partir de 2 de dezembro de 2002.10 Mais tarde, foi exibido pela Rede Bandeirantes e Rede Globo, mas foi rapidamente tirado do ar, devido a problemas com a classificação indicada. Em Portugal, a série estreou no Panda Biggs em 7 de maio de 2011.
Créditos: Wikipedia